FGV analisa a relação entre embarcador e operador logístico

Publicado em: Tecnologística

Evento promove debate baseado em pesquisa científica sobre as implicações práticas desse relacionamento

O Centro de Excelência em Logística e Supply Chain da Fundação Getulio Vargas (GVCelog) promoveu ontem, dia 18 de maio, em São Paulo, um encontro de pesquisadores e profissionais da logística para apresentar os resultados de um estudo científico intitulado A Relação Entre Embarcador e Operador Logístico e Seu Impacto na Performance Logística.

O evento teve início com uma abertura ministrada por Priscila Miguel, professora do Departamento de Operações e coordenadora do GVCelog. Logo depois, Claudio Minerbo, pesquisador da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp) da FGV, apresentou o trabalho, que levanta questões relativas à percepção do relacionamento tanto por parte do embarcador quanto do operador logístico, como trabalhar melhor esse vínculo e como ele atinge as operações de fato.

Segundo o acadêmico, um dos principais problemas enfrentados pela logística nacional é o excesso de informalidade. “Somos muito pautados em relacionamentos, misturando o lado pessoal com os negócios, o que dá mais espaço para essa informalidade. E o brasileiro tende a não confiar um no outro. Nesse cenário, é preciso que os negócios sejam realizados com mais formalidade”.

Depois da exposição de Minerbo, foi promovido um painel de discussão que contou com a presença de Rodrigo Bacelar, gerente Comercial para Operações de Varejo e Consumo da Penske na América do Sul, Fabio Vivas, gerente nacional de Logística da divisão Early Life Nutrition da Danone e da plateia presente, que interagiu com perguntas.

Na próxima edição da Revista Tecnologística, que será publicada em julho, você poderá conferir um artigo escrito por Minerbo detalhando todos os aspectos da pesquisa e suas conclusões.


Fonte: http://www.tecnologistica.com.br/pesquisa/fgv-analisa-relacao-embarcador-operador-logistico/






Comunicado alterações no procedimento do faturamento de exportação (LCL/LCL)

Ofício 069/2017 Curitiba/PR, 25 de maio de 2017.COMUNICADO ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DO FATURAMENTO DE…

Comunicado Novas Funcionalidades do BIM para processos do CLIA e PSI Curitiba

Ofício 050/2017 Curitiba/PR, 09 de maio de 2017.COMUNICADO NOVAS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA BIM…

Comunicado Expediente 1º de Maio

Ofício 055/2017 Itajaí/SC, 26 de Abril de 2017.COMUNICADO FERIADO 1º DE MAIO